fitas de máscara profissionais tesa® para superfícies minerais
Superfícies minerais, pedra natural ou estuque

Superfícies minerais, pedra natural ou estuque

O que ter em consideração na aplicação de fita adesiva em superfícies minerais, pedra natural e estuque ou reboco.



Superfícies que impressionam

As superfícies metálicas, assim como de pedra artificial ou natural, requerem cuidados especiais na aplicação de fita adesiva - a sua estrutura microporosa é muito mais vulnerável do que aparenta o aspeto sólido da camada base.
O que ter em consideração na aplicação de fita adesiva em superfícies minerais, pedra natural e estuque ou reboco:

Superfícies minerais como betão e tijolo

Deve usar fitas de elevada adesividade nestas superfícies.

Metais

Fita de máscara profissional tesa® para metais
Fita de máscara profissional tesa® para metais

Em metais não tratados como o zinco, ligas de titânio-zinco e cobre, usar películas como medida de proteção pode resultar na acumulação de condensação e consequente corrosão. Tal pode ser evitado usando materiais de máscara que permitam a libertação de vapor de água, como não tecido sem cobertura. Em alternativa, o adesivo pode ser aplicado num curto espaço de tempo ou sobre toda a superfície.
Todas as superfícies metálicas estão sujeitas a oxidação e envelhecimento natural. Quando é aplicada fita adesiva ao metal, a oxidação e o envelhecimento destas áreas específicas é reduzida, o que pode conferir a estas áreas uma aparência diferente da restante superfície quando a fita adesiva for removida. Isto não pode ser evitado. No entanto, dependendo do tipo de metal, a área adquirirá uma aparência uniforme após um curto período de tempo (vários meses).
No caso de metais tratados, poderão ocorrer danos (como descoloração e descamação) no revestimento.
Deve ter em consideração as condições de adesividade, especialmente no que se refere à temperatura.

Pedra artificial e pedra natural como mármore, granito, grés, ardósia e terracota

Fita de máscara profissional tesa® para pedra natural
Fita de máscara profissional tesa® para pedra natural

A experiência tem demonstrado que a pedra natural é uma superfície adversa para os adesivos. Observou-se descoloração nas áreas onde foram aplicadas fitas adesivas.
As fitas adesivas comercializadas como "fitas para pedra" são adequadas para materiais como betão e estuque ou reboco, mas não para pedra natural.
A pedra natural deve ser coberta com feltro ou não tecido que permita a libertação de vapor de água, sem qualquer fixação adesiva. Outra medida de proteção para este tipo de superfície são folhas de contraplacado, que protegem o material contra danos mecânicos ou deslizamentos.
Antigamente era comum usar papel (frequentemente de jornal) e colocá-lo como medida de proteção sobre a pedra natural, mas esse método raramente é utilizado nos nossos dias.

Reboco e estuque

Para superfícies estruturadas em estuque, deve usar fitas de elevada adesividade que sigam os contornos da superfície. Por exemplo, pode usar uma fita adesiva em tecido como material de suporte.
No caso de estuque suave ou feltrado, deve usar fitas de baixa adesividade. O material de suporte deverá ser selecionado de acordo com o trabalho a ser realizado posteriormente: fita em papel para trabalhos de revestimento ou pintura; fita em tecido para trabalhos de reboco, desbaste, tensão mecânica e afins.