Icon

12-09-2007

Revestimento de buracos com Robôt - novas soluções acos e tesa


Os acabamentos nos campos de produção de aberturas e de Cobrimento de Buracos são alguns dos focos de aplicação mais importantes das soluções tesa para a indústria automóvel. A acos GmbH, uma subsidiária da tesa SE, dispõe de um sistema de formas pré-cortadas para estas aplicações, com base nas fitas adesivas tesa. Comparadas com os revestimentos de plástico e de borracha, as formas pré-cortadas da acos apresentam vantagens, tanto na qualidade, como no preço. Com estas novas tecnologias de aplicação, a tesa e a acos estão a criar novas potencialidades.
Sistema automático de aplicação de formas pré-cortadas
A aplicação de tampões e de formas pré-cortadas foi sempre feita manualmente até hoje. A acos, em parceria com a EDAG, criou um sistema inovador que faz a aplicação de formas pré-cortadas automáticamente com o uso de robôts.

A EDAG testou pela primeira vez este novo sistema de aplicação em Julho de 2006, aplicando-o a formas pré-cortadas com a dimensão exacta de 0,1mm. O robôt pode trabalhar com um número indefinido de peças de sucção de uma só vez, dependendo das necessidades do cliente e, assim, estar em sintonia com os ciclos de tempo escolhidos pelo cliente. Formas pré-cortadas de materiais e geometrias diferentes podem, então, ser posicionadas com precisão. Mas os robôts têm ainda mais a oferecer: a durabilidade de uma forma pré cortada auto-adesiva depende da pressão exercida no contacto. Aqui, a solução automática tem uma qualidade consistente e superior devido ao protocolo do sistema que contribui também para assegurar a qualidade.

O sucesso deste sistema de solução baseia-se no uso de unidades de dispersão especiais, criadas pela SRD, que remove as formas pré-cortadas dos forradores. De seguida, o robôt recolhe-as com as peças de sucção.

Diversos materiais de cobrimento de buracos, flexíveis ou rijos, apresentaram um desafio especial que acabarou por trazer um enorme sucesso à EDAG e à SRD. O resultado é uma aplicação em segurança de formas pré-cortadas em tecido flexível, alumínio ou plástico muito fino.

Agora, o objectivo das companhias é levar o sistema de solução até ao cliente. Nos próximos meses estão previstas apresentações do produto a quase todos os fabricantes de automóveis.