Embalagem flexível para supermercado Flexo
Sólida como uma pedra — Evite defeitos como “pin-holing” na impressão de embalagens flexíveis

Sólida como uma pedra — Evite defeitos como “pin-holing” na impressão de embalagens flexíveis

Apresentamos “X-Hard” como uma nova dureza de espuma para as nossas fitas de montagem de chapas flexográficas de 500 µm (20 mil) tesa Softprint®



O mercado de impressão flexográfica está mais competitivo do que nunca, motivo pelo qual se tem apostado em qualquer melhoria na qualidade de impressão para ganhar uma vantagem competitiva, de forma a tornar a embalagem mais atraente aos olhos do consumidor.

Pin-holing em impressão flexográfica
Pin-holing em impressão flexográfica

Um problema comum com motivos em embalagens flexíveis é o chamado efeito “pin-holing”.
Trata-se de uma distribuição de tinta irregular ou incompleta durante a impressão de uma área sólida, resultando na perda de densidade e redução da vivacidade da cor. Apenas fitas de impressão contínuas refletem a luz de forma uniforme e só assim uma área sólida tem um aspeto atraente para o consumidor quando este observa uma embalagem numa prateleira de supermercado. 

Uma solução para o problema do efeito “pin-holing” só é possível otimizando todos os componentes do fluxo de impressão flexográfica, como por exemplo, anilox, placa de impressão e a fita de montagem de chapas. Um fator crucial reside na escolha da dureza da espuma na fita de montagem de chapas em linha com a placa de impressão usada, de forma a obter o resultado desejado de melhor densidade sólida de tinta. É importante referir que os dois componentes, “fita” e “placa”, precisam de ser sempre considerados em conjunto para criar a solução ideal com vista à minimização de efeitos “pin-holing”.

Impressão de área sólida com tesa Softprint® X-Hard
Impressão de área sólida com tesa Softprint® X-Hard

De forma a oferecer uma solução adicional que responda ao problema do efeito “pin-holing”, introduzimos uma dureza de espuma “X-Hard” à nossa extensa gama de fitas de montagem de chapas flexográficas de 500 µm (20 mil). As vantagens técnicas do nosso novo produto tesa Softprint® 72129 STM-TP residem numa nova fórmula de espuma firme da nossa espuma de PE de células fechadas de desempenho elevado, que proporciona um excelente amortecimento, resistência elevada e propriedades de recuperação rápida, de forma a assegurar:

  • Uma aplicação de tinta uniforme em áreas sólidas
  • Velocidades de impressão elevadas
  • Qualidade de impressão consistente
Ler mais
Softprint® Table X-Hard
Softprint® Table X-Hard
Desmontagem de placa tesa Softprint® X-Hard
Desmontagem de placa tesa Softprint® X-Hard

Para além da excelente qualidade de impressão, a linha tesa Softprint® STM-TP oferece um desempenho adesivo fiável sob as condições mais comuns. Este facto torna o produto uma solução universal para muitos clientes.
A química robusta presente no lado adesivo da placa oferece resistência contra os resíduos de tinta na placa de impressão. Isto evita a desmontagem da placa dura após a conclusão do trabalho de impressão, para que o risco de danos à placa seja minimizado e possibilite uma remoção rápida da placa. Ao nível da linha de produção, é possível obter uma eficiência mais elevada, porque pode reduzir-se os procedimentos de limpeza morosos do lado inverso da placa. 

Assim, as nossas fitas firmes de montagem de chapas flexográficas “tesa Softprint® 72129 STM-TP” são a solução certa para todos os clientes que exigem uma qualidade de impressão elevada e aspiram a aumentar a eficiência em todos os processos de impressão.

Contacte hoje o seu representante tesa local para o ajudar a analisar os seus requisitos específicos de qualidade de impressão e necessidades de processo individuais, para que as nossas fitas autoadesivas o ajudem a otimizar os seus resultados finais. 

Ler mais