tesa Softprint Secure®

Novo sistema de fitas patenteado – União de opostos

Com o nosso novo sistema de fitas baseado em novos produtos na gama tesa Softprint®, conseguimos conceber uma solução que satisfaz requisitos contraditórios relativamente a fitas para montagem de chapas, enquanto ajudamos a indústria de impressão flexográfica a responder às exigências de um mercado em mudança.

29/03/2016

A indústria de impressão flexográfica tem de enfrentar, muitas vezes, desafios significativos. Prazos de impressão cada vez mais apertados, custos crescentes e requisitos de qualidade mais rigorosos exigem uma maior padronização dos processos de produção. Contudo, isto é apenas possível se todos os componentes estiverem idealmente harmonizados e oferecerem qualidade consistente e fiável. Com um novo sistema de fitas patenteado, a tesa SE, um dos fabricantes líderes a nível global de produtos de fita de alta tecnologia, oferece uma solução eficiente e fiável. O que significa um sistema de fitas “inteligentes”?
O desafio no desenvolvimento de uma fita para montagem de chapas reside nos requisitos contraditórios criados pelos passos do processo individuais envolvidos na impressão flexográfica.

Processo de montagem
Esta área oferece um grande potencial para a otimização de processos de produção, nomeadamente na seleção da fita correta. Os sistemas de fitas “inteligentes” podem ajudar a poupar tempo oferecendo a intensidade mais baixa de capacidade de aderência ao corrigir o posicionamento das chapas durante a montagem para conseguir o melhor registo, tornando a reposição da chapa fácil e simples. Neste contexto, é importante observar que a aderência da superfície não tem nada a ver com a real força de fixação. Experimente colocar um pouco de mel entre o seu polegar e dedo indicador: Pode observar que a aderência é elevada, pois é muito peganhento. Mas confiaria no mel para fornecer uma fixação fiável entre dois objetos? Claro que não. Consegue afastar os dedos novamente com facilidade, comprovando que mesmo que algo seja pegajoso não significa que seja ideal para fixar dois objetos um ao outro.

  • Requisito: aderência baixa

Processo de impressão
Por outro lado, durante a impressão, a fita deverá oferecer uma forte fixação da fita à manga ou cilindro, bem como da chapa à fita, de forma a evitar o levantamento de margens. Se a fixação não for suficiente, os efeitos negativos sobre a qualidade de impressão serão facilmente visíveis. No pior dos cenários, a chapa de impressão poderá descolar-se na totalidade, causando danos à máquina de impressão. Para além disso, o processo de limpeza expõe componentes aos solventes que não deverão reagir com a fita, uma vez que esta reação poderia provocar o levantamento das margens da chapa.

  • Requisito: força de fixação e resistência a solventes elevadas

Desmontagem de chapas
Quando a impressão é concluída, a chapa deverá ser facilmente removível da fita. Durante a desmontagem, as chapas deverão libertar-se com facilidade sem esticar nem rasgar e o resíduo adesivo não deverá transferir-se para a parte posterior da chapa.

  • Requisito: remoção fácil da chapa sem resíduo adesivo

Remoção de fita
Deverá ser também possível remover a fita da manga. Esta não deverá exibir resíduos de forma a minimizar o tempo necessário para o trabalho de limpeza e para a preparação do próximo trabalho de impressão.

  • Requisito: remoção fácil da fita sem resíduo adesivo

Assim, como poderão estes requisitos muito contraditórios entre si ser harmonizados?
Oferecemos um novo sistema de fitas patenteado, que é baseado na tecnologia SNAP-ON da tesa, uma solução que pode resolver estes problemas:

  • reposicionamento fácil da chapa
  • fixação segura da chapa
  • desmontagem fácil da chapa
  • remoção fácil da fita

Como funciona o sistema adesivo?
Pode ver-se como a nova fita adesiva baseada em acrílico patenteada funciona usando o modelo SNAP-ON para cada passo do processo. Durante o processo de desmontagem, a chapa está apenas encostado levemente contra o adesivo. A baixa aderência permite que um registo de impressão ideal possa ser encontrado de forma rápida e fácil. Quando a chapa é enrolada, um procedimento que recomendamos que seja executado usando um rolo de borracha, a chapa “cola-se” literalmente ao adesivo. Esta ação gera uma força de fixação intensa. Durante o processo de impressão que se segue, isto garante uma fixação fiável da chapa e impede que as suas margens levantem. Resultado: Isto pode reduzir o tempo de inatividade da máquina e aumentar a produtividade. Quando a chapa é desmontada após a impressão, não exibe resíduos da fita. Quanto mais rápida for a desmontagem da chapa, mais facilmente se separa da fita. É possível quase ouvi-la a “descolar-se” novamente.

Resumo
Reconciliação de opostos: Com o nosso novo sistema de fitas baseado em novos produtos na gama tesa Softprint®, conseguimos conceber uma solução que satisfaz requisitos contraditórios relativamente a fitas para montagem de chapas, enquanto ajudamos a indústria de impressão flexográfica a responder às exigências de um mercado em mudança. Para além deste novo sistema de fitas, a nova família de produtos tesa Softprint® oferece também a nossa, já familiar, elevada qualidade de impressão, com base em espumas que escolhemos a dedo para satisfazer as necessidades do processo de impressão flexográfica. Para obter mais informações sobre produtos tesa Softprint® e para assistir a um vídeo informativo sobre a nossa nova tecnologia SNAP-ON, visite-nos na Internet em www.tesa.com/industry/paper-print.

Por Jürgen Dostal e Steffen Ebenau, Gestores Internacionais de Produtos para Print and Web Processing na tesa SE.