A indústria automóvel entra na era da digitalização
Da potência do motor aos dados, a indústria automóvel entra na era da digitalização

Da potência do motor aos dados, a indústria automóvel entra na era da digitalização

À medida que as expectativas dos consumidores do ramo automóvel aumentam relativamente a uma cabina tecnologicamente equipada e sem falhas, os OEM são obrigados a superar vários desafios para rentabilizar esta nova e lucrativa tendência do mercado.



À medida que o automóvel se torna um bem essencial da vida digital de um consumidor, aumenta a expectativa do cliente relativamente a uma experiência de viagem conectada, multimodal, de porta a porta e sem falhas. Para atender a esta procura crescente por veículos conectados, a indústria automóvel atravessa um período de grande transformação. Embora o uso omnipresente de dispositivos inteligentes já venha a tornar-se uma faceta evidente da vida diária há mais de uma década, os automóveis conectados só agora se tornaram parte integrante do nosso estilo de vida móvel e orientado para os dados. De acordo com um estudo recente da Accenture, estima-se que o valor comercial global das soluções de conectividade no mercado automóvel (incluindo hardware, software e serviços integrados nos veículos) chegue aos 100 mil milhões de euros no ano 2020 — e aos 500 mil milhões de euros no ano 2025. 

Se os fabricantes de automóveis não acompanharem o progresso, as empresas tecnológicas tomarão a dianteira

Para trazer o fabrico de automóveis definitivamente ao século XXI, os fabricantes de equipamento original (OEM) do setor automóvel de todo o mundo e respetivos fornecedores devem descobrir como tirar proveito da tendência dos automóveis conectados. Caso contrário, os líderes do mercado de dados pessoais e tecnologias (por ex., Google, Apple, etc.) tomarão posse da experiência da cabina conectada à internet, extraindo os lucros e a fidelização dos clientes da cadeia de valor.

À medida que o mundo se torna um lugar mais conectado, os fabricantes OEM da indústria automóvel enfrentam vários desafios fundamentais. Muito embora os consumidores desejem que os seus automóveis sejam conectados, isso não significa que pretendam pagar mais por recursos que já dão como garantidos. Os consumidores esperam que os seus smartphones, tablets e os ecrãs do tablier funcionem perfeitamente nos seus automóveis. E à medida que o hardware da tecnologia pessoal continua a ser aperfeiçoado e as suas dimensões reduzidas, o design das cabinas deve incorporar esses novos recursos interativos da forma mais perfeita, intuitiva e discreta possível.

Ler mais

Uma integração harmoniosa da experiência digital na cabina

Para ajudar os nossos clientes do ramo automóvel a permanecer na dianteira da curva de convergência, as nossas fitas garantem uma integração harmoniosa de elementos digitais como computadores de bordo, ecrãs táteis e painéis de instrumentos nos novos conceitos de interiores de automóveis. A tesa fornece ainda uma gama avançada de soluções adesivas para a montagem de elementos digitais na cabina, incluindo instalação de ecrãs, vedação, blindagem e ligação à terra.

5 benefícios-chave para uma cabina mais conectada

  • Oticamente clara: as soluções adesivas da tesa fornecem excelente supressão das bolhas de ar e resistência UV a longo prazo, mesmo em ambientes severos.
  • Bloqueio da luz: concebidos para a instalação de painéis LCD e unidades de retroiluminação, os nossos adesivos acrílicos com suporte PET fornecem um bloqueio superior da luz em ecrãs e coberturas de placas de circuito impresso.
  • Isolamento elétrico: a gama de isolamentos à base de PET e PI oferece excelente resistência à temperatura e propriedades de isolamento elétrico.
  • Preenchimento de espaços e amortecimento: suportes de espuma adaptável compensam tolerâncias de design, permitindo a montagem em superfícies irregulares e curvas.
  • Ligação à terra e blindagem: com excelente condutividade elétrica na direção XYZ, a versátil gama de fitas condutoras de eletricidade tesa fornece blindagem EMI juntamente com ligação à terra de placas de circuito impresso e placas de circuito impresso flexíveis.

Experiência comprovada e I&D no setor da eletrónica de consumo e no setor automóvel

De acordo com uma pesquisa da KPMG de janeiro de 2016, a digitalização é vista como uma das prioridades-chave até 2024 por 50% dos profissionais líderes do setor automóvel. Com a nossa experiência de produtos e aplicação comprovada na eletrónica de consumo, estamos fortemente posicionados para ajudar os fabricantes de automóveis a competir neste mundo digitalmente conectado e em rápida evolução. E como um parceiro reconhecido e certificado da indústria automóvel há décadas, oferecemos o nível de suporte de aplicação técnica e I&D global necessário para a cadeia de valor, da potência do motor aos dados. Para saber mais, contacte-nos através do formulário de e-mail abaixo.